segunda-feira, 2 de junho de 2008

O festival dos palcos no Rio de Janeiro


Fabiana de Jesus



Quatorze espetáculos concorrem a quinze categorias em um dos maiores festival do Estado do Rio . O 3º Festival Estadual de Esquetes da Fetaerj , Federação de Teatro Associativo do Estado do Rio de Janeiro que aconteceu do dia 20 à 28/5, agitou o mundo teatral e atraiu mais de mil telespectadores e cerca de trinta grupos teatrais de todo o estado, no Espaço Cultural Sylvio Monteiro, em Nova Iguaçu.


O festival que foi fundado em 1977 com o objetivo de discutir e aprimorar a produção teatral alternativa no estado, premiou os ganhadores com valores que variaram de R$ 1000,00 a 200,00 reais.

“O valor é um pequeno incentivo para os grupos teatrais que por muitas vezes não tem o reconhecimento que deveria. É gratificante assistir tanta gente boa, que tem futuro e que se esforça para dar o melhor de si no nosso festival. Cada ano melhora a qualidade dos grupos, esperamos que daqui a algum tempo apareçam mais festivais, tão bom quanto o Fetaerj para valorizar os atores do nosso Brasil”, comenta o presidente do festival Josué Soares.


O esquete que levou o primeiro lugar do festival foi “As Prosopopéias de Casimiro Côco” do Grupo Dell’Art recebeu vários aplausos no dia 28/5, quando teve a divulgação dos ganhadores.

“Foi muito tenso. Cada grupo tinha as apresentações cronometradas. O não cumprimento do tempo limite desclassificará o esquete na hora.Estávamos nervosos com o tempo e com os jurados, mas fomos competentes e ganhamos o primeiro lugar de melhor esquete. Posso garantir que todo o nosso grupo estão está feliz com mais um reconhecimento dentro do que mais gostamos de fazer, atuar”, relata um dos atores da peça Paulo Gruim.

Nenhum comentário: