segunda-feira, 23 de junho de 2008

Uma deliciosa comedia de Ariano Suassuna

Enildo do Rosário

Cinqüenta anos após ter sido levada ao palco pela primeira vez, a peça “O Santo e a Porca”, de Ariano Suassuna com nova montagem através da Cia. Limite 151 e da direção de João Fonseca. O espetáculo está em cartaz no Teatro Sesi, Centro do Rio tem no elenco os atores Ewerton de Castro, que está completando 40 anos de carreira que faz o avarento Euricão, protagonista da História, Gláucia Rodrigues, Armando Babaioff, Nilvan Santos, Duaia Assumpção, Janaína Prado e o Ator Convidado: Élcio Romar.

Escrita por Ariano Suassuna em 1957, O Santo e a Porca aborda o tema da avareza. O texto, segundo o próprio Suassuna, "é uma imitação nordestina" da peça Aululária, também conhecida como a Comédia da Panela, do escritor romano Plauto. A peça relata o casamento da filha de um avarento, sendo que o "santo" do título é Santo Antonio e a "porca" é um cofrinho, símbolo do acúmulo de dinheiro e tão protetor quanto o santo.

A comédia O Santo e A Porca não foge à regra dos espetáculos de Ariano Suassuna, onde a simplicidade do trabalho permeia toda ação dramática. O cenário recria um ambiente do interior nordestino. A cultura nordestina é amplamente valorizada através de personagens que trazem consigo a marca de um povo sofrido, porém alegre. Intrinsecamente ligado ao espetáculo teatral popular brasileiro, O Santo e A Porca é profundamente cômico, festivo, mágico e malicioso. A encenação busca instaurar um ambiente de encantamento, onde os contrastes entre a riqueza e a pobreza saltam aos olhos.

Desafio de mais um clássico, desta vez de um autor nordestino o diretor João Fonseca fala do prazer de dirigir textos brasileiros no oprimido. O Santo e A Porca têm um olhar sobre o sertão, os grandes coronéis. Ainda mais porque em todos esses trabalhos o foco é no oprimido.- Suassuna enxerga a capacidade de transmutar do pobre sertanejo, a capacidade de sobreviver. A necessidade de sobreviver faz com a vida lhes dê uma inteligência grande para isso “, conta o diretor”.

Serviço:
Teatro SESI - Rua Graça Aranha nº. 1 - Centro-Tel: 2563-4163
Horário : de quinta a domingo às 19:30 h
Preço: quinta e sexta R$ 30,00/sábado e domingo R$ 40,00
Classificação etária: 10 anos
Duração do espetáculo: 90 minutosTemporada até 31 de agosto

Nenhum comentário: