terça-feira, 3 de junho de 2008

“Nippon: Cem anos de integração Brasil – Japão

Ivoneth Merlin e Karinna Duque Estrada

Uma “viagem” de 100 anos na história que uniu duas culturas tão distantes é o que o Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB) oferece aos visitantes. A mostra traça um panorama da cultura japonesa, desde os seus aspectos mais tradicionais até o momento contemporâneo e aborda ainda o desenvolvimento da cultura nipo-brasileira

Ao entrar no CCBB, os visitantes se deparam com pipas enfeitadas com símbolos da cultura japonesa, expostas no hall principal do centro. A mostra está distribuída em 18 salas, com exposição de gravuras tradicionais dos grandes mestres japoneses do século XVIII, objetos de arte utilizados no dia-a-dia e vestimentas como quimonos e armaduras samurai. Também é possível ver também de perto alguns aspectos cotidianos do país do sol nascente, como a cerimônia do chá, as religiões budista e xintoísta e a milenar arquitetura da região.

A exposição é apresentada em quatro módulos. Sendo o primeiro módulo a apresentação de objetos tradicionais da cultura japonesa que influenciam até o hoje o mundo moderno como quimonos, leques, espadas e etc. A segunda parte expõe a arte do dia-a-dia, como a beleza da ikebana (arranjos de flores), o cuidado da cerimônia do chá e os ideogramas. A terceira parte trata das relações entre os dois países, utilizando a arte como fio condutor. O último módulo mostra as influências da cultura sobre o resto do mundo. Uma das salas conta com telões exibindo desenhos animado que conquistaram o mundo e até se tornaram filmes em Hollywood, como "Speed Racer".

De acordo com a assessora de imprensa da mostra, Solange Duarte, “estas manifestações estão incluídas na concepção oriental de que a arte não é para ser apenas vista, mas vivida no seu cotidiano”. A curadora da exposição, Denise Mattar, explica que os japoneses vivenciam a arte e se preocupam com os detalhes. “A gente tem uma idéia da arte como uma coisa para se ver. Para eles, é para ser vivenciada. Cada coisa é feita cuidadosamente, com muita arte,” comenta a curadora.

A exposição Nippon: Cem anos de integração Brasil-Japão vai até 13 de julho (de terça a domingo, das 10h às 21h), no CCBB, Rua Primeiro de Março, 66, Centro, no Rio de Janeiro, tel. (21) 3808-2020. Entrada gratuita.



Nenhum comentário: