segunda-feira, 31 de março de 2008

Teatro-terapia nas empresas

Karinna Duque Estrada

Intranquilidade, distanciamento, fadiga, conflitos pessoais internos e externos, são complicações geradas por bloqueios que algumas pessoas acabam gerando ao longo do tempo. Dentro de uma empresa, por exemplo, é comum ver funcionários com extrema dificuldade de se relacionar uns com os outros, ou até mesmo com o humor abalado. Para melhorar esse aspecto negativo, muitas empresas contratam profissionais de teatro-terapia, na expectativa de melhorar o desempenho interno.

O diretor Patrick Dadalto, especialista em teatro-terapia, já aplicou a técnica em grandes empresas como Petrobrás e Banco do Brasil em vários estados. Para ele, essa terapia é uma das melhores formas de aproximar e de desinibir as pessoas, sendo ator ou não. Consiste em apresentar diferentes maneiras de se relacionar a partir de brincadeiras, palestras e cursos. Patrick também usa a música como complemento.“ Geralmente todos se emocionam quando escutam música. Estando todos em um mesmo barco você percebe nitidamente que se igualam, seja faxineiro, patroa, chefe empregado etc...”.

A terapia, além de ser importante para o relacionamento interno dos funcionários na empresa, é também uma forma de quebrar o clima de um ambiente exaustivo. “Às vezes pessoas que em 34 anos nunca se olharam passam a se abraçar e depois em uma apresentação de 30 minutos viram amigos ou quebram o bloqueio".



assista aos vídeos de teatro-terapia

Nenhum comentário: